Início » Língua materna: multilinguismo e diversidade cultural

Língua materna: multilinguismo e diversidade cultural

por Só Educador
0 comentários

No dia internacional da língua materna melhor que compreender a história é saber que o Brasil é um país rico em diversidade linguística e cultural.

21 de fevereiro | Dia Internacional da Língua Materna - Blog da Editora Contexto

Você sabia que existe o dia internacional da Língua Materna?

Dia 21 de fevereiro, é comemorado o dia internacional da língua materna, este é um dia para celebrar a diversidade linguística e cultural entre as diferentes nações.

A língua materna é a primeira língua que o indivíduo aprende, é o traço característico de um território e fator cultural. A origem do dia internacional da língua materna se deu a partir do movimento da língua criado em 1952 e celebrado em Bangladesh. Para saber mais acesse: https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-da-lingua-materna/.

Em 1532, foi iniciada a colonização portuguesa aqui no Brasil e devido a isso a língua portuguesa começou a ser transportada para cá.  Sendo assim, o português é a língua materna de todos os brasileiros. A língua portuguesa é usada em todo território nacional, sendo também a língua dos atos oficiais, da lei e das escolas. Ainda que se tenha um grande conjunto de outras línguas no país, por exemplo, as línguas indígenas ou de imigrantes, o português prevalece como língua oficial.

O que seria o multilinguismo?

O Multilinguismo é caracterizado como diversidade de idiomas/línguas coexistindo em um mesmo território. Temos como exemplo de multilinguismo no Brasil a cidade de São Gabriel da Cachoeira, localizada no estado do Amazonas, onde seus habitantes falam a língua portuguesa, nheengatu, tucano e baniwa.

Compreendendo nossa língua

A história do Brasil revela que povos de outras etnias e idiomas conquistaram a nossa terra, sobretudo os portugueses. Devido a isso, o Brasil e mais 9 países (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe) que Portugal colonizou têm como idioma oficial o português. Ainda que compartilhem o mesmo idioma, cada nação tem sua própria linguística, gestos e sons diferentes que personificam o seu povo. O mesmo ocorre no Brasil, o nosso português é falado de uma maneira considerada “abrasileirada”.

No nosso país também há falantes da língua brasileira de sinais (LIBRAS), língua de modalidade gestual-visual na qual é possível se comunicar através de gestos e expressões faciais. Essa é a língua oficial da comunidade surda brasileira. Acesse: https://blog.soeducador.com.br/comunidade-surda-dia-nacional-dos-surdos/

Diversidade cultural brasileira

O Brasil é um país pluralizado em termos de cultura, culinária, costume e linguística. Ao assistirmos televisão, seguirmos influencers de uma região diferente de onde estamos, ou até mesmo ao observarmos pessoas de outros estados e cidades circunvizinhas a nossa, percebemos os aspectos peculiares de cada localidade. Isso é associado ao que chamamos de diversidade cultural.

Nosso país, além de ser grande em extensão territorial, também é grande em termos de cultura e língua, pode-se perceber isso na variedade de palavras e sons que cada região do Brasil possui. A diversidade cultural é resultado da miscigenação de povos originários das américas (tupis, guaranis, tupinambás), Europa (portugueses, italianos, espanhóis) e África (angolanos, moçambicanos, congolês), que provocou essa multiplicidade incrível.

Para escritora Fernanda Mussalin, além da influência de diferentes povos a língua materna brasileira é resultante de variantes como idade, nível de intelectualidade, e ambiente em que o falante costuma frequentar. Desse modo, a língua não é estática, ela também sofre influência e se modifica com o tempo.

Desafios da diversidade cultural

Falar sobre a pluralidade de línguas é falar também sobre preconceito. O professor e estudioso Marcos Bagno defende que rejeitar e julgar o modo de falar de outra pessoa é um erro, pois rejeitá-la significa rejeitar também toda a comunidade da qual ela faz parte.

Educadores e alunos que fazem parte de uma rede de ensino diferente da qual cresceram, seja estado ou região do país, podem sentir-se apreensíveis pelo modo como se expressam e falam em sala de aula.

Obtive essa experiência quando estive em Goiânia, Pará e Ceará. É nítida a variação linguística desses estados, embora partilhem do mesmo idioma, a diferença entre um falante do Pará e um falante de Goiânia é perceptível. Isso porque o paraense fala de uma forma mais nasal, o goiano enfatiza o som do “r” em sua fala, já o cearense denota um sotaque mais “apressado” com um vocabulário único. Sem mencionar as gírias, dialetos e substantivos dados a objetos ou comportamentos de cada estado mencionado.

Infelizmente, devido a variedade de costumes e maneira de falar, ocorre ,em alguns casos, hostilidade entre os grupos de estados do país, é o que conhecemos como xenofobia, aversão a pessoas com diferentes jeitos e falas. Para saber mais sobre o assunto você poderá ler o livro ”Preconceito Linguístico” de Marcos Bagno.

Ao discorrer sobre as diversas variantes linguísticas existentes num mesmo território, é notável a possibilidade de discussão sobre tópicos como o preconceito, a diversidade cultural. Ainda dentro de uma mesma “rede’’, seja estado ou região, o dever, o direito e os desafios de cada grupo devem ser respeitados.

Olavo Bilac ao falar sobre a pátria, defendeu que ela não é raça, nem o meio, mas é o idioma criado ou herdado pelo povo. Conclui que o autor quis distinguir o que é político e o que é cultura, acentuando sua opinião ao defender que a língua não é dependente de raça nem política e sim do povo.

”Pátria não é a raça, não é o meio, não é o conjunto dos aparelhos econômicos e políticos: é o idioma criado ou herdado pelo povo.”

Olavo Bilac.

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 😊💜


Referencias:

Lei que conhece a Libras como meio legal de comunicação. Disponível em: https://www.gov.br/casacivil/pt- br/assuntos/noticias/2021/abril/lei-que-reconhece-a- libras-como-meio-legal-de-comunicacao-e-expressao- dos-surdos- completa Acesso em: 04 de jan.2023

Primeiros povos da América. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/primeiros-povos- da-america/ Acesso em: 02 de jan.2023

Educação Indígena – secretaria de educação. https://www.seduc.ce.gov.br/educacao-escolar- indigena/ Acesso em: 02 de jan.2023.

Portal câmara dos deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei- 9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1- pl.htmHYPERLINK “https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html”l  Acesso em: 02 de jan.2023.

Pensador com frase. Disponível em: https://www.pensador.com/frase/NDE0ODI1/    . Acesso em: 02 de jan. 2023

Você pode gostar também

Deixe um comentário

@2024 – Todos os direitos reservados – Desenvolvido por Today Sites