Autismo: quais brincadeiras usar com as crianças?
As brincadeiras são excelentes estratégias para utilizar com as crianças, sejam elas típicas ou atípicas. É fundamental salientar que as brincadeiras para crianças autistas ajudam na estimulação, pois ao mesmo tempo que os pequenos brincam estão aprendendo e estimulando inúmeras áreas como: motricidade, estimulação sensorial, cognição, socialização e comportamento verbal, entre outras.
Desde já, é importante que as crianças autistas compreendam as relações com as outras pessoas de uma forma agradável, significa dizer, uma relação social prazerosa. É essencial fazer atividades motoras e sensoriais. Por isso, é primordial estimular as crianças para que tenham entusiasmo nas brincadeiras, consequentemente, as crianças vão ter interesse nos brinquedos e associar a algo prazeroso e divertido.
Pensando nisso, separamos algumas atividades e brincadeiras para fazer com as crianças autistas. São atividades riquíssimas para fazer no ambiente escolar, em casa ou terapia. Estimulação nunca é demais, pois é por meio dela que as crianças desenvolvem diversas áreas e habilidades importantíssimas para o seu desenvolvimento. Esse é o post de hoje. Boa leitura!
Para que uma criança brinca?
Segundo a Declaração Universal dos Direitos da Criança, estabelecida em 1959 através da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), toda criança tem o direito de brincar, pois é muito importante para o desenvolvimento cognitivo, social e intelectual da criança.
É através da brincadeira que as crianças reproduzem o que está ao seu redor. Além disso, refletem suas experiências do dia a dia por meio das brincadeiras. Outro fato muito importante é que ajuda no desenvolvimento da autonomia das crianças. De acordo com GAIATO:
“Brincar é uma forma direta da criança representar seu mundo interno. Quando a criança com autismo usa os brinquedos para fazer movimentos repetitivos, olhar brilhos e formas, sabemos que ela está “alimentando” a necessidade de estereotipias ou interesses restritos e não adquirindo novos repertórios. Se conseguirmos “entrar” na brincadeira delas, temos chance de ampliar esse repertório, aos poucos” (GAIATO, 2018, p. 140).
Como conseguir que a criança saia da estereotipia e foque nas brincadeiras? O caminho é conquistar a atenção dela. A partir disso, brincar de acordo com as ideias da criança e sugerir outras também.
O ambiente que a criança está inserida deve ser um local de constante estímulo, como na hora do banho, escola, terapia, comida, lazer, passeio, entre outros, pois quanto mais estímulo a criança tiver contato, maior será o desencadeamento de novas habilidades e principalmente o aumento de repertório.
Como brincar?
Antes de tudo, é importante saber o que a criança gosta para iniciar a brincadeira. Em seguida, acompanhar a criança e principalmente ter interesse em brincar com ela. O que a criança gosta de brincar? Tem interesse por algum brinquedo? Esses são alguns objetivos que devem ser levados em conta:
- Reciprocidade;
- Contato visual;
- Imitar a criança;
- Fazer sons engraçados;
- Propósito de fazer a criança sorrir.
Brincadeiras para crianças autistas: motivos que podem desestimular
As crianças autistas são extremamente capazes de realizar diversas ações, entretanto, com menor frequência. Significa dizer, que a criança autista apresenta um repertório menor comparado a outras crianças. E a forma de aumentar o repertório social é através das brincadeiras, por isso é muito importante estimular a criança nas brincadeiras. De acordo com GAIATO, tem alguns aspectos que podem desmotivar a criança, como:
- Falar muito durante as brincadeiras;
- Retirar objetos da mão da criança por usar “errado”;
- Brincar em ambiente cheio de estímulos distratores;
- Brincar sem motivação.
6 brincadeiras para crianças autistas que estimulam e divertem ao mesmo tempo
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Bolinha de sabão
É uma das brincadeiras para crianças autistas que estimula o contato visual. Além disso, a diversos benefícios, comunicação, interação e imitação. Essas habilidades são extremamente importantes para o desenvolvimento da criança, além de ser uma brincadeira simples para fazer em qualquer ambiente.
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Livros
Esse é um excelente recurso para trabalhar com os pequenos, pois a maioria dos livros infantis não tem muitas páginas e riquíssimo se tratando de figuras. Os livros são repletos de recursos, como: cores, figuras e expressões faciais que podem ser trabalhados com as crianças. Além disso, as brincadeiras para crianças autistas é uma forma de estimulação e diversos benefícios, por exemplo, nominar figuras e reconhecer expressões faciais.
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Quebra-cabeças
O quebra-cabeça é ótimo para estimular áreas do desenvolvimento, como: a coordenação motora fina, interação social, flexibilidade mental, atenção compartilhada e organização. É importante se atentar que uma brincadeira é estimulante quando a criança possibilita que as outras pessoas brinquem também.
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Bolas
As crianças têm muito interesse nessa brincadeira, pois exigem movimento, além de ser muito divertida, por exemplo, bola de futebol, bola de assopro e bexigas com água. Essa brincadeira estimulam a coordenação motora grossa, como: equilíbrio, correr, chutar, pular e jogar.
Brinquedos sensoriais
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Brincadeiras de pega-pega
É uma excelente brincadeira para crianças autistas. Além disso, estimula várias áreas, por exemplo: flexibilidade mental, equilíbrio e atenção.
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Materiais de arte
Além de ser uma atividade divertida o desenho ajuda na motricidade fina. Segue algumas dicas de materiais que ajudam na motricidade fina, como:
- Quadro negro e giz colorido;
- Canetinha;
- Papéis coloridos;
- Adesivos para colar em papel.
Essas foram algumas dicas de brincadeiras para crianças autistas. Como já mencionado, brincar é muito importante para estimular as áreas do desenvolvimento. Então, estimule a sua criança ao máximo. Caso precise, adapte as brincadeiras a sua maneira e use como motivação o sorriso da criança, sempre.
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Referência
GAIATO, Mayra. S.O.S Autismo: guia completo para entender o Transtorno do Espectro Autista. 3.ed. São Paulo: nVersos, 2018.